Entre altos e baixos, terceirizar a área de AMS da sua empresa pode ser uma boa estratégia para reduzir os custos e aumentar a competitividade
Uma dúvida que ouve-se com frequência no meio de suporte de sistemas de tecnologias é se vale a pena terceirizar o serviço de AMS de uma empresa.
Se você está aqui, provavelmente, sabe que a sigla AMS significa application management services, uma equipe de suporte responsável pela performance dos sistemas e funcionamento das aplicações.
Dentro de uma empresa, a existência desse serviço é primordial na definição dos processos, detectação, diagnóstico dos pontos de melhorias e otimização dos softwares.
Por isso, independentemente de ser ter uma equipe interna ou terceirizada, o serviço de AMS é fundamental para todas as empresas que queiram atender a demanda com rapidez e assertividade. Além de claro, manter a satisfação do cliente final.
Terceirizar o serviço de AMS ou não? Eis a questão.
Usualmente, as empresas possuem equipes internas de AMS. No entanto, aqui nesse post, nosso objetivo é justamente jogar luz para a possibilidade de terceirizar esse serviço, uma tendência crescente nos últimos anos.
Redução dos custos, agilidade nas respostas, garantia da qualidade de serviço são alguns dos motivos pelos quais as empresas têm apostado na contratação de consultorias e profissionais especializados para os serviços de AMS.
Só a diminuição de custos já pode ser listado como um motivo considerável, certo? O que acha de descobrir mais alguns que podem ajudar a tomar a decisão se vale a pena ou não terceirizar o serviço de AMS?
Porque você precisa terceirizar o seu serviço de AMS.
#Redução de custos
Vamos explorar mais a fundo a redução dos custos com a contratação de profissionais externos para administrar essa área importante dentro das empresas.
A otimização dos recursos está atrelada, principalmente, ao investimento realizado nos colaboradores. Afinal, manter uma equipe especializada em suporte para os variados sistemas é custoso.
Contratar pessoas com diferentes competências gera despesas consideráveis para qualquer negócio que se preze. Além disso, com empresas terceirizadas, o custo pode ser mais bem dimensionado, já que um bom contrato de SLA define valores e prazos para um longo período. O que nos leva ao item a seguir.
# Qualidade de serviço garantida
A maioria das consultorias em atendimento AMS trabalham com contratos SLA, a sigla em inglês para acordo de níveis de serviços, para o cumprimento de metas e requisitos de qualidade.
Isso acrescenta transparência entre a relação fornecedor e cliente e oferece condições para que ambas as partes consigam trabalhar com os chamados indicadores de qualidade.
Também mantém prazos e compromissos alinhados. Ou seja, caso algum item esteja em desacordo, o fornecedor pode pagar multas.
Isso não acontece em departamento internos das empresas, certo? Com resultados em tempo real, é mais fácil observar se os processos terão um salto de qualidade e garantir a assertividade de todo o sistema.
# Agilidade nas respostas
Profissionais especializados destinados a atender o sistemas da sua empresa por meio de um contrato estabelecido nos conduz para outra vantagem da terceirização do serviço de AMS: o aumento da agilidade no tempo das respostas.
A sustentação dos sistemas de gestão é bastante complexa e propensa a incidentes críticos e que necessitem de auxílio de um profissional externo. E não é sempre que a pessoa indicada estará disponível para atendê-lo.
E mesmo que esteja, por mais qualificado que seja, não é considerado fácil recolher todas as informações necessárias para dar início ao chamado.
Usualmente, consultores estão familiarizados com as necessidades específicas do seu negócio e, assim, estão aptos a resolver uma urgência com mais rapidez.
Terceirizar o serviço de AMS: foco no que realmente importa.
A medida que uma empresa cresce, o natural é que aumente a implantação dos sistemas de gestão. Com isso, é necessário contratar mais profissionais para dar suporte para a estrutura o que, por sua vez, cria a necessidade de ter mais gestores cuidando da operação.
Dessa forma, acreditamos que a verdadeira vantagem da terceirização o serviço de AMS é também terceirizar as preocupações com a sustentação do sistema. Assim, os líderes ficam livres para focar no que realmente importa: o desenvolvimento do negócio.
Nós citamos diversas vantagens de contratar uma empresa terceirizada para cuidar do suporte dos sistemas como a redução dos gastos com a contratação de profissionais qualificados e o aumento do tempo de resposta ao ter a sua disposição uma equipe com know how específico para atendê-lo.
Além disso, contamos com a qualidade garantida por contrato SLA e ainda a oportunidade dos gestores terem a sua disposição processos alinhados e constantemente revisados, sem alocarem recursos internos para isso.
Assim, sua equipe fica inteiramente focada em estratégias para competitividade do negócio, na capacidade de inovação e em como manter a empresa a frente do mercado.
Agora, fica a seu critério avaliar se essas são vantagens suficientemente interessantes para seu negócio e se faz sentido para o planejamento estratégico da empresa.
Caso sim, o que acha de falar com os nossos consultores? Estamos a disposição para ajudá-los no que for necessário.